segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Travessia do Minho e Gerês de bicicleta - de Caminha à Régua em 6 etapas (427 km)

INTRODUÇÃO
Desta vez o desafio foi pedalar em autonomia ao longo da raia no Norte de Portugal. A 1ªetapa foi pela ecopista do rio Minho (Caminha-Melgaço (82km). Nas 3 etapas seguintes o pano de fundo foi o Parque Nacional Peneda-Gerês (Melgaço-Lindoso 73km) (Lindoso-Gerês 64km) e Gerês-Montalegre 68km). A 5ª etapa, pelo planalto que liga Montalegre a Chaves (43km), foi de recuperação da dureza dos dias anteriores. A 6ª e última etapa ligou Chaves à Régua (97km).
Depois de viajarmos para o Porto de carro, fomos deixá-lo à Régua e regressámos ao Porto no comboio da Linha do Douro a tempo de apanhar o inter-cidades para Caminha, onde pernoitámos no Hostel Arca Nova.
1ª etapa - Caminha-Melgaço (82km)
O dia amanheceu com o rio Minho coberto de nevoeiro e a 1ªetapa começou junto ao ferry de Caminha. Foi um pouco antes de Vila Nova de Cerveira, que entrámos na ecopista do Minho e foi sempre à beira do rio que atravessámos Valença e continuámos até Monção, onde almoçámos. De volta à estrada percorremos os 30 km até Melgaço em menos de 2 horas. Como estava bastante calor, depois de nos instalarmos na Pousada de Juventude, fomos dar um mergulho nas piscinas. À noite visitámos o castelo e o centro histórico e fomos jantar no centro de Melgaço.
Antiga Linha entre Valença e Monção convertida em ecopista
Ecopista do rio Minho (Valença ao fundo)
Ecopista do rio Minho
Vista para o Rio Minho da Torre da Lapela
Estátua nas margens do rio Minho
Almoço em Monção
Eram cerca de 15h30 quando chegámos a Melgaço
Como chegámos mais cedo do que o previsto, ainda houve tempo para um banho nas piscinas de Melgaço
Castelo de Melgaço
2ª etapa - Melgaço-Lindoso (73km)
A etapa iniciou-se com uma subida de cerca de 8km até Lamas de Mouro. Depois foram mais 6km até Castro Laboreiro onde parámos para almoçar. Como a estrada não tem continuidade, regressámos a Lamas de Mouro onde fizemos uma paragem na praia fluvial para descansar e dar um mergulho. De volta à estrada passámos pelo Santuário de Nossa Senhora da Peneda e depois de vencer mais uma enorme subida, iniciámos a descida até à barragem de Lindoso. Depois de passar o paredão subimos até à povoação e visitámos o castelo e os espigueiros.
Em Lamas de Mouro fizemos um desvio de cerca de 7km (para cada lado), para visitar a vila de Castro Laboreiro
O almoço - piquenique foi em Castro Laboreiro
Regressámos a Lamas de Mouro e deixámos passar a hora do calor na praia fluvial
Passámos pelo Santuário de Nossa Senhora da Peneda
Nossa Senhora da Peneda do Gerês
A barragem de Lindoso
Espigueiros junto ao Castelo de Lindoso
3ª etapa - Lindoso-Gerês (64km)
Depois de pernoitar em Parada de Lindoso seguimos o conselho de um habitante da aldeia e alterámos o percurso, entrando em Espanha pela cidade de termal de Lobios e passando a fronteira na Portela do Homem
A caminho de Lobios
Junto às termas de Lobios, uma paragem para pôr os pés de molho nas quentes águas termais
Durante a difícil subida entre Lobios e Portela do Homem
Depois da Portela do Homem, virámos à direita e continuámos por uma bela estrada de terra que durante vários quilómetros acompanha a barragem de Vilarinho das Furnas
Por este caminho encontrámos muitos vestígios da antiga estrada romana (Geira Via XVIII) que ligava Bracara Augusta (atual Braga) a Astyrica Augusta (atual Astorga)
Barragem de Vilarinho das Furnas
Durante a descida para São Bento da Porta Aberta, passámos por um local onde parece que terminou o “Covide”
Santuário de S. Bento da Porta Aberta
…e lá ao fundo a bela barragem do rio Caldo
…onde aproveitámos para dar um mergulho
E a 3ª etapa terminou em Caldas do Gerês
4ª etapa - Gerês-Montalegre (68km)
Esta foi a etapa mais dura deste desafio, quer pela altimetria, quer pela inclinação de várias subidas. Foi um sobe e desce em que se subiu bastante mais do que se desceu. Fizemos uma paragem para visitar a cascata de Thaiti. Pedalámos alguns km à beira do rio Fafião e já se via ao longe lá no alto o miradouro de Fafião. Depois foi sempre a subir até à aldeia e ao miradouro, onde almoçámos. Depois de descer à barragem de Cabril, vieram mais subidas. Gostei em particular do troço entre Sezelhe e Montalegre, em que rodeados de amontanhas atravessamos uma paisagem agrestemas imponente.
Início da etapa mais dura desta travessia, que teve uma altimetria superior a 2000m
Próximo da cascata de Thaiti, a caminho da barragem do Cabril
Rodeados de montanhas impressionantes
Miradouro de Fafião
Barragem do Cabril
Neste dia foi um sobe e desce constante
Barragem da Paradela
E foi perto das 20h00 que terminámos a etapa na vila de Montalegre
5ªetapa - Montalegre a Chaves (43km)
Em Montalegre ainda havia sinais dos festejos de sexta-feira 13. Só depois de Montalegre deixámos definitivamente as grandes montanhas para trás e foi em planalto que percorremos grande parte da etapa. Os últimos quilómetros foram sempre a descer até à bela cidade de Chaves
Igreja de Vilar de Perdizes
Castelo de Chaves
Muralhas do Castelo de Chaves
Ponte Romana de Chaves (Trajano)
7ª etapa - Chaves-Régua (97km)
Esta etapa foi pensada por razões logísticas, para chegar à Régua, onde fomos deixar o carro no 1º dia, regressando ao Porto de comboio na linha do Douro. Foi percorrida pela N2 até Vila Pouca de Aguiar.
Aqui optámos pela tranquilidade e segurança da ecopista do rio Corgo, por onde pedalámos até Vila Real, onde fizemos uma paragem no centro histórico. Em Pedras Salgadas adquirimos o passaporte da N2, que fomos carimbando a partir dali nas localidades por onde passámos. Em Vila Real voltámos à N2 e ainda tivemos algumas subidas antes de Santa Marta de Penaguião. E foi desta forma, sempre a descer até à Régua e envolvidos pelas vinhas do Douro, que chegámos à Régua, concluindo assim mais uma espetacular viagem de bicicleta.
Início da etapa junto ao KM zero da N2. O percurso entre Chaves e Régua foi realizado ao longo da estrada N2.
Passagem pelo KM 30 em Pedras Salgadas
Na nascente, onde bebemos um “shot” de Água das Pedras
E foi desta forma, envolvidos pelas vinhas do Douro, que chegámos à Régua, concluíndo assim mais uma espetacular viagem de bicicleta.

Sem comentários:

A estrada N 222 de bicicleta

INTRODUÇÃO A estrada N 222 tem 226km de extensão e liga Vila Nova de Gaia a Almendra (perto de Foz Côa). Atravessa uma das mais belas regi...